PLANO DE FUNDO

Porto de Piedade

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Megaoperação prende 12 pessoas e fecha aterro sanitário em Magé


RIO - Uma megaoperação realizada nesta quinta-feira apreendeu 15 caminhões e prendeu 12 pessoas em flagrante por despejo de lixo hospitalar sem tratamento misturado ao lixo doméstico, em um aterro sanitário privado em Magé. Na operação, que reuniu 45 agentes da Coordenadoria Combate a Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente (Cicca/SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Batalhão Florestal (BF), da Delegacia Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)e um helicóptero da Polícia Civil, foram apreendidos também livros de registros e computadores.
De acordo com a presidente do Inea, Marilene Ramos, o aterro foi interditado, periciado pelo Instituto Carlos Éboli. segundo o coronel José Maurício Padrone (coordenador das Cicca), a multa pode chegar a R$ 2 milhões por uso inadequado das instalações.
- A licença de operação que estabelece condicionantes para o funcionamento do aterro autoriza o despejo somente de lixo doméstico e apenas do município de
Magé - ressaltou Padrone.
Entre as pessoas conduzidas a DPMA estava a gerente da empresa Vereda
Estudos e Execução de Projetos, que administra o aterro, Ana Paula Pacheco Ferro, além de funcionários e motoristas das empresas Coletrans, Irmãos Ribeiro e Metak, que faziam o despejo irregular do lixo. Segundo Padrone, no local foram encontradas seringas, gases, remédios com prazos de validade vencidos e outros rejeitos hospitalares sem qualquer tipo de tratamento.
- Embora fossem contratadas para coletar e tratar resíduos do Instituto
Nacional de Cardiologia e do Hospital do Exército, as transportadoras misturavam o lixo hospitalar ao doméstico, fraudando os contratantes - explicou Padrone. O coordenador da Cicca ressalta, no entanto, que as unidades de saúde não serão penalizas, uma vez que apenas contratavam as empresas de coleta para dar destinação adequada ao lixo.
A presidente do Inea adverte ainda que o despejo inadequado de lixo configura crime ambiental grave, uma vez que, além de contaminar o solo e o lençol freático, favorece a proliferação de vetores e de doenças e expõe ao risco a saúde não só dos trabalhadores do local como da população.
fonte: O Globo

3 comentários:

  1. Bom dia a todos,
    Não é de hoje que venho postando no meu ORKUT, certas coisas estranhas que andam acontecendo em MAGÉ!
    Como pode ERNANI Silva que tem ORGULHO em dizer que AJUDOU a eleger TRÊS Prefeitos, sendo desses três, 2 vezes Núbia COZZOLINO, agora ter "CARGOS" na ADMINISTRAÇÃO DE NESTOR?
    Eu mesma disse para a ESPOSA se CLÁUDIO da PAKERA que o marido dela estava cercado por COBRAS, lá na porta do TRE!
    Minha sábia mãe já dizia, QUEM ANDA COM PORCOS FARELOS COME!
    ERNANI SILVA tio de VALDEK ser secretário de meio-ambiente? Só na cabeça de alguém muito DEMENTE é que convence!
    O lixão está lá dia e noite pra quem quiser ver e conferir, o tipo de LIXO que estava sendo jogado lá!

    ResponderExcluir
  2. Não é de hoje que lixo hospitar é misturado com lixo doméstico, eu mesmo fui motorista e dou graças a Deus por ter saído em tempo (isso tem 2 anos) eram dois ajudantes e eu como motorista, coletávamos todo o lixo do 6ª distrito, e os ajudantes trabalham sem as devidas EPIs, o caminhão que fazia a coleta era comum, agregado, quando era a minha escala de pegar lixo hospitalar eu ficava muito preocupado com o risco de alguma infecção e também dos órgão competentes, quando chegávamos depois de ter recolhido todo o lixo nos PSF e Hospitais havia uma máquina da prefeitura esperando que fazia um buraco e jogava e tampava com aterro, tudo que um centro hospitar produz tinha no meio, eu tomei uma decisão e saí preferi ficar parado em casa do que na cadeia, os verdadeiros responsáveis ficam soltos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    já falei e torno a falar, o Prefeito Nestor
    tem que tirar este cancer que se chama Ernani
    da Silva do lado dele pois este cara esta mais
    sujo que pau de galinheiro não tem condição
    alguma de esta na pefeitura e um canalha safado
    que esta usando o Nestor de forma traidora o cara confiou nele e eles esta fazendo esta sacanagem com ele, Nestor não peca tempo chute logo o pau da barraca e mande este cara para
    bem longe da prefeitura.

    ResponderExcluir