PLANO DE FUNDO

Porto de Piedade

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alunos da educação infantil em Magé só começaram o ano letivo na semana passada

Colégio Paulo Barenco Foto: Cléber Júnior
Marcos Nunes/ Jornal Extra
Faltam apenas alguns meses para o término do ano letivo, mas para 111 crianças da creche Paulo Barenco, em Mauá, Magé, na Baixada Fluminense, as aulas só começaram na quarta-feira passada. Matriculadas em seis turmas da educação infantil, meninos e meninas, entre 4 e 5 anos, não tiveram uma única aula desde o início do ano. A descoberta dos "sem-aulas" veio à tona em um levantamento feito pela Secretaria municipal de Educação, a pedido do prefeito Nestor Vidal, empossado no último dia 10.
Ainda não há uma explicação oficial para o esquecimento do início das aulas dos alunos. De acordo com a Secretaria, uma escola modelo do município funcionou até março, no prédio da Paulo Barenco. A unidade foi transferida, no mesmo mês, para outro local. Dezessete profissionais foram realocados para outras escolas.
— Soubemos pelo levantamento que as crianças estavam matriculadas desde março, esperando o início do ano letivo. Só ficaram lotados na Paulo Barenco a diretora Ana Cláudia da Silva Coelho e uma estimuladora. O restante dos funcionários foi transferido — revelou a atual secretária de Educação de Magé, Sandra Mara de Souza, que visitou a creche ontem.
A unidade, que permaneceu fechada desde o início do ano, conta com cozinha, refeitório e oito salas, uma delas reservada para o "soninho", onde as crianças podem descansar. Para não prejudicar ainda mais os alunos, a diretora Ana Cláudia, que desde quarta-feira conta com a volta dos antigos funcionários, vai improvisar uma espécie de reforço escolar. A intenção é ajudar os alunos a terem uma chance de conseguir alcançar, no ano que vem, o 1º ano de escolaridade.
— Estamos tentando fazer um paralelo, trabalhando simultaneamente com matérias do primeiro e segundo bimestre. Como são crianças da educação infantil, é possível que as que estão na faixa de 5 anos tenham chance de avançar para o 1º ano. Para isso, estamos tentando passar a base da pré-alfabetização — disse a diretora Ana Cláudia.
Problemas também no ensino fundamental
O ajudante Valdemir Fernandes, de 27 anos, recebeu com alívio a notícia de que sua filha, a menina Milary, de 4, poderia, enfim, voltar a estudar. Ontem, ele foi buscar a menina, na saída do colégio, por volta do meio-dia.
— Estava com medo de minha filha ficar atrasada na vida escolar. Ela vivia pedindo para ir à escola — disse o ajudante.
Nesta quinta-feira, o EXTRA falou com o ex-prefeito Rozan Gomes sobre a compra de livros para alunos do ensino fundamental. Como a prefeitura não pagou totalmente uma dívida de R$ 4 milhões a uma empresa do Paraná, os estudantes não vão receber os livros que seriam usados no quarto bimestre. Rozan alegou que a responsabilidade é de seu sucessor, o ex-prefeito Dinho Cozzolino.
— Houve uma licitação no fim de 2010. Quem deveria fazer o pagamento era meu sucessor — alegou.
Procurado pelo EXTRA, Dinho rebateu as críticas:
— Foi o próprio Rozan quem pagou uma parte. Não paguei o resto, porque não tinha necessidade de onerar o município, já que o Ministério da Educação havia enviado as cartilhas.

2 comentários:

  1. O Dinho só esqueceu de dizer que quem armou toda essa sacanagem com o município foi a irmanzinha dele Jane, com que interesse a gente não sabe mais com certeza não foi para melhorar o ensino no município.

    ResponderExcluir
  2. A NOVA DIRETORA DA CRECHE ARACY ESCOLHIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇAO, GOSTA DE BEIJA NA BOCA DE ALUNO DENTRO DA SALA DE AULA NA FRENTE DOS COLEGUINHA . PARABENS DONA SANDRA MARA PELA ESCOLHA.VAMOS PROCURAR O PREFEITO NESTOR VIDAL POIS TIME QUE ESTAR GANHANDO NAO SE MEXE, ASSIM COMO COLOCAMOS ELE NO PODER PODEMOS TIRAR TAMBEM. QUINTA FEIRA QUANDO CHEGAMOS PARA PERGAMOS NOSSAS CRIANÇAS VIMOS A TISTEZA NO OLHAR DAS CRIANÇAS E DOS FUNCIONARIOS ISSO NAO ESTAR CERTO QUEROMOS O RETORNO DA DONA ARACY POIS COM ELA TEMOS A CERTEZA QUE NOSSAS CRIANÇAS ESTAO PROTEGIDOS.

    ResponderExcluir