PLANO DE FUNDO

Porto de Piedade

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Uma provocação: as urnas eletrônicas são mesmo à prova de fraudes?


Tem sido intensa a publicidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em defesa da confiabilidade da urna eletrônica, segundo a mensagem, reconhecida em todo o mundo como um avanço made in Brazil.
No entanto, a impossibilidade de auditoria independente do resultado levou à rejeição de nossas urnas eletrônicas nos mais de 50 países que vieram a conhecê-la. Todos eles enviaram representantes para analisar o sistema de voto eletrônico brasileiro. Nenhum optou por utilizá-lo.
E fazem as seguintes perguntas: por que não há impressão em fita em duas vias (como as de registradora de supermercado) que torne possível (principalmente aos órgãos de fiscalização eleitoral) verificar se o voto foi registrado corretamente, ficando uma via na máquina para possível conferência manual se necessária?
A Universidade de Campinas foi contratada pelo TSE há um ano para fazer um diagnóstico das urnas eletrônicas. O laudo constatou que as urnas são seguras e o risco de fraude e de falhas técnicas é mínimo.
No entanto, o mesmo laudo vem sendo questionado por especialistas da própria Unicamp, como o professor Jorge Stolfi. Diz ele: “O laudo que o TSE encomendou não abrange os aspectos técnicos mais problemáticos. Ele não chegou a examinar o risco de fraude no sistema interno do software e fez verificação apenas do organismo. Esse diagnóstico foi uma forma de conseguir mais confiança durante a eleição”.
Um manifesto assinado por vários especialistas e profissionais de diversas áreas, encaminhado à CCJ da Câmara dos Deputados, questiona a segurança do voto eletrônico no Brasil desde 2003. A “carta manifesto” declara que “a única proteção possível é um projeto cuidadoso que atenda aos requisitos de segurança e à possibilidade de auditorias dos programas, dos procedimentos e dos resultados”.
Em face disso, e para atender sugestões de relatório da Subcomissão Especial do Voto Eletrônico da CCJ da Câmara dos Deputados, o TSE criou, em março de 2009, o Comitê Multidisciplinar Independente (Comind), composto por dez membros: três professores universitários de ciência da computação, um jurista, um advogado na área de informática jurídica, uma advogada eleitoral e quatro técnicos. E o que concluiu o Comind?
“Há exagerada concentração de poderes no processo eleitoral brasileiro, resultando em comprometimento do Princípio da Publicidade e da soberania do eleitor em poder conhecer e avaliar,motu proprio, o destino do seu voto. Desde 1996, no sistema eleitoral eletrônico brasileiro, é impossível para os representantes da sociedade auditar o resultado da apuração dos votos.”
Em outras palavras, caso ocorra uma infiltração criminosa determinada a fraudar as eleições, a fiscalização externa dos Partidos, da OAB e do MP, do modo como é permitida, será incapaz de detectá-la. A Agência Brasileira de Informações (Abin), é guardiã do software.
No YouTube, há uma série de vídeos que denunciam a fragilidade dessas urnas – e, consequentemente, das eleições. Nem o Paraguai quis aceitá-las na eleição em que Lugo foi eleito.
Na Alemanha e na Holanda, foram também rejeitadas. Em 14 dezembro de 2008, o “Fraude Urnas Eletrônicas” publicou artigo informando a proibição das urnas eletrônicas na Holanda, alegando falta de segurança. Em março do ano passado, a Alemanha fez o mesmo.
Segundo informações dos sites IDG NOW! e DW-World.DE Deutsche Welle, a Corte Constitucional Federal da Alemanha vetou o uso de urnas eletrônicas nas eleições daquele ano citando riscos ao processo democrático.



5 comentários:

  1. EXISTE FRAUDE SIM, BASTA RECORDAR A ELEIÇÃO DA NÚBIA CONTRA NARRIMAN, ELA CANTAVA QUE IRIA TER 70% DOS VOTOS, ACABOU SENDO VOTADA EM MAGÉ 1º DIST. LUGAR QUE ELES ZZ SEMPRE PERDERAM, DEPOIS A ELEIÇÃO DE NESTOR MOSTROU QUE O POVO DO 1º DIST. NÃO TINHA VOTADO EM NÚBIA, COMO PODE O POVO MUDAR DE OPINIÃO DE UM DIA PRO OUTRO, SÓ PARA LEMBRAR A MÍDIA ESTAVA BATENDO NELA DIRETO, E AGORA A ELEIÇÃO DE GUAPIMIRIM ALGUÉM CONHECE O PREFEITO ELEITO?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de perguntar ao Prefeito de Magé porque concedeu aumento generoso apenas ao primeiro escalão e vereadores enquanto nós funcionários estamos há 10 anos sem reajuste real?
    O Prefeito dobrou o próprio salário para R$ 16 mil e elevou o do secretariado de R$ 5 mil para 8 mil, isto é, 60% de aumento.
    Atrasou nosso salário, alegou não ter dinheiro para nada e dobra o próprio salário? Porque mandou recolher o BIO 434 de 01 à 15 de dezembro de 2012 que publicou os aumentos na página 2? Quer esconder porque?
    Tratam-se das Leis 2169/2012 e 2170/2012 que tratam do aumento dos marajás.

    ResponderExcluir
  3. Vcs todos estao tomando no cu bando de otarios que votaram nesse palhaço do nestor, eu na epoca tenho a mesma opniao de hoje nao voto nem votei nele nao sou nubia e nem nestor me detonaram nessa porra de blog hoje estao tomando no cu otarios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o blog não tem nada com isso, tando é verdade que vc faz seus comentários e eles são publicados.

      Excluir