PLANO DE FUNDO

Porto de Piedade

sexta-feira, 6 de julho de 2012

vc repórter: apesar de lixo exposto, aterro no RJ está "normal"

Na foto tirada há duas semanas é possível ver a quantidade de chorume acumulado. Foto: Felipe Gomes/vc repórter
Na foto tirada há duas semanas é possível ver a quantidade de chorume acumulado
Foto: Felipe Gomes/vc repórter
O antigo lixão do Bongaba, em Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, espanta pela quantidade de lixo acumulado a céu aberto. O espaço virou aterro sanitário, mas ainda é ponto de acúmulo de dejetos , formando um córrego de chorume, um líquido poluente, de cor escura e odor forte, que resulta da decomposição de resíduos orgânicos.
A foto, feita por Felipe Gomes, dono de uma propriedade na região, mostra parte da área há cerca de 15 dias. Ao lado do aterro existem um cemitério e uma igreja histórica, de acordo com o morador.
Procurada, a Prefeitura de Magé explicou que o lixão do Bongaba recebeu durante 25 anos o descarte de lixo sem nenhum tipo de tratamento, até se tornar o Centro de Tratamento e Recuperação (CTR) Bongaba, um aterro sanitário controlado, que segue as orientações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O processo de "remediação" da área ainda está em andamento e o orgão garante que todo o lixo será gradativamente aterrado. O trabalho vem sendo feito desde o ano passado e tem prazo máximo de término para 2016.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Furtado, não há motivo para alarme, mesmo com a imagem. "Estamos fazendo um processo de recuperação da área seguindo uma determinação estadual. Todo aquele chorume acumulado será tratado. Tudo está sendo feito de forma correta", afirmou.
Procurado pelo Terra, o Inea, responsável pela fiscalização da área, também afirmou que a situação é normal, por conta do processo de recuperação. Mesmo assim, fiscais devem ser enviados ao local ainda durante esta semana para avaliar a situação.
O internauta Felipe Gomes, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

3 comentários:

  1. NOTA DE FALECIMENTO: Venho por meio desta comunicar que faleceu a muito tempo a dignidade de Magé, em plena eleição aqueles que eram contra estão juntos, é certo que todos os candidatos sem exceção estão na política por amor aos seus interesses de prosperidade do que realmente ajudar um município a se destacar com honestidade, ninguém valoriza o próximo todos olham para si mesmos e tiram algum proveito em nomes próprios e é por isso e muito mais prefiro desperdiçar meu voto como NULO do que ser convivente com essa nojeira que está em Magé.

    ResponderExcluir
  2. Mais um caso para ser investigado pela Sec.de Meio Ambien
    te de Magé.
    Comentário feito por moradores de BONGABA, e que moram perto do lixão;é que na madrugada,chegão caminhões abar
    rotados de lixo, sendo descarregados naquele lixão, para isso,pagam uma propina. Isto é simplesmente uma VERRRR-
    RRGONHA! INVESTIGAÇÕES DEVEM SER FEITAS, E, EM CASO AFIR-
    MATIVO, PUNIÇÃO AO RESPONSAVEL.

    ResponderExcluir
  3. PAU GRANDE PEDE SOCORRO! - HELP.
    A população paugrandense, pede e espera providencias dos orgãos responsaveis, pára que se imponha um CHOQUE DE OR-
    DEM E POSTURA, para coibir os abusos praticados por visi-
    tantes das adjacências, que aquí comparecem nos dias de sextas-feiras,sabados e domingos,na Praça principal,onde se vê cenas de sexo explicito, consumo de drogas,destru-
    ição do bem público,desavenças pessoais muitas das vezes com agressões e uso de arma de fogo,som ligado nos carro
    ultrapassando o limite da normalidade, tudo isso,muita
    das vezes, aos olhos dos Srs. Policiais, que por aquí
    vêm o qué é muito raro e em número insuficiente para coi-
    bir tais fatos.Agradecidos, ficaremos a quem nos ajudar
    nesse mistér.

    ResponderExcluir