PLANO DE FUNDO

Porto de Piedade

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dia de festa para os fiéis

alt
O dia da Nossa Senhora da Piedade foi comemorado nesta quinta-feira (15) com missa e procissão. Durante todo dia, cerca dois mil fiéis lotaram a igreja a padroeira de Magé. À noite, às 18h, aconteceu missa solene presidida pelo Padre Ernande e pelo Bispo, Dom Felippo Santoro.
Antes da chegada da santa ao templo, devotos fizeram o tradicional cortejo pelas principais ruas do Centro de Magé. 
Durante a missa, fieis se emocionaram com as belas palavras do Bispo, que homenageou e aconselhou o Prefeito Nestor Vidal, a colocar Deus em primeiro lugar, para que ele ajude a governar a cidade com sabedoria.
Após a Missa, o Prefeito muito emocionado com a beleza da cerimônia, agradeceu a confiança que os moradores de Magé depositaram nele. “Agradeço aos moradores que confiaram em mim, estou fazendo o possível para merecer esta confiança”, disse o prefeito.

História da Igreja
 
Igreja de beleza rústica, do começo do século XVIII, com pinturas datadas de 1747 feitas em paredes de pedra e cal, foi cenário de vários acontecimentos históricos. Em frente a igreja, está o Largo da Matriz, palco da Revolta da Armada, em 1894, em que milhares de pessoas foram assassinadas porque Magé, cidade considerada modelo na época, tinha supostos anarquistas. O fato ficou conhecido como “Os horrores de Magé”.
A igreja, que tem o nome da padroeira da Cidade, guarda rico acervo de imagens barrocas no recôncavo e mantém tradicionais missas católicas.
Tem no entorno construções em um pavimento do final do século XIX, cemitério e várias casas comerciais e residenciais. A antiga capela dedicada a Nossa Senhora de Piedade foi fundada por volta de 1650. A atual Igreja Matriz foi concluída em 1751, recebendo as imagens da antiga capela que foi demolida

Nenhum comentário:

Postar um comentário